QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ...
Ser professor nos dias de hoje é um grande desafio. Especialmente, porque é preciso acompanhar a evolução e a rapidez com que o conhecimento é difundido. É preciso buscar novas metodologias que acompanhem a evolução dos tempos. Ser professor no século XXI requer ter fôlego, ter mente aberta para admitir que mesmo com uma bagagem de anos de trabalho é preciso aprender sempre mais. Antigamente se diria “aprender como se aprende para ensinar”. Talvez hoje seja mais importante despertar, construir a consciência de que é preciso estar disposto a aprender a vida toda. Criar uma consciência de busca evolutiva através do conhecimento. Para ser eficiente o professor precisa rever, reavaliar, repensar, reconstruir sua prática pedagógica constantemente. Usar todo seu potencial criativo, sensorial, emocional e intuitivo para alcançar sucesso. E a informática é ferramenta útil, aliada à didática coloca o saber do mundo real ao nosso dispor na tela virtual. Saber como adequar o uso racional e eficiente da informática à livros e cadernos é condição premente à prática profissional. Porém, deve-se buscar o equilíbrio entre o mundo real e o virtual, assim como o computador não substitui o contato aluno-professor e professor-aluno na construção da envolvente “teia do saber” permeada de emoções e sentimentos. Construindo uma ponte de confiança e cumplicidade entre ambos, na qual se sistematiza a aprendizagem e especialmente a sua auto-afirmação como pessoa. O computador também não substitui o encantamento lúdico do manusear, apreciar, ouvir ou ler um bom livro. Estou feliz por fazer parte da parcela de profissionais que aceita desafios e que procura se atualizar, evoluir... buscar melhorar a prática pedagógica a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário